EXTRA | Fiquei milionário: como investir o dinheiro de forma inteligente?

* Postagem editorial

Compreender todas as possibilidades de investimento é a melhor maneira de preservar seu capital e multiplicá-lo.
No entanto, para aqueles que nunca saíram da clássica poupança, escolher a melhor alternativa para investir um alto valor pode ser um desafio e tanto.
Pessoas que começam a investir às cegas têm chance de falhar em 90% das vezes. Isso acontece porque a maioria das pessoas não avalia as melhores oportunidades de investimento e, sobretudo, desconhece seu perfil de investidor.
Hoje existem vários tipos de investimento e a quantia a ser poupada pode variar de acordo com a opção.
A poupança, é claro, é a aplicação mais conhecida. Mas há outras formas bastante rentáveis de investir seu dinheiro, como no Tesouro Direto, na Bolsa de Valores, em imóveis e mais.
Hoje nós vamos te ensinar como investir o seu dinheiro - em especial se ele está atingindo a casa dos milhões - de maneira inteligente. Confira!
Não dependa ou tenha planos para o dinheiro investido
É impossível investir um dinheiro que você irá precisar. Quando você decide investir um dinheiro, você não pode contar com ele a curto prazo.
Isso significa que se você encontrar gastos extras, deverá quitar o valor sem mexer no investimento. Portanto, tenha uma reserva para emergências, além do valor do investimento.
Conheça seu perfil de investidor
Antes de começar a investir, é fundamental entender qual é o seu perfil de investidor. Isso possibilitará saber quais são ativos financeiros adequados ao seu nível de tolerância a riscos.
A segurança, o fluxo de caixa e o ganho de capital são alguns dos aspectos que devem influenciar a decisão de investimento. Esses fatores, no entanto, são influenciados pela idade e situação pessoal do investidor.
Um idoso de 70 anos, aposentado, deve pensar mais em preservar seus investimentos sem correr grandes riscos do que um empresário de 35 anos.
Em geral, idosos usam os rendimentos provenientes para prover o seu dia a dia, enquanto os mais jovens, por serem economicamente ativos, podem ousar em estratégias mais agressivas de investimento.
Quanto menor for seu horizonte de tempo, mais conservador e precavido você deve ser com seus investimentos. Essa é uma máxima que parece dura, mas é uma boa maneira de garantir a tranquilidade financeira.
Se você começa a investir ainda muito jovem, não é necessário guardar uma grande porcentagem do seu salário mensalmente, pois você tem o poder dos juros compostos ao seu lado.
Mas se você está prestes a se aposentar, é muito importante proteger ou aumentar o dinheiro que você acumulou, porque logo você precisará utilizar seus investimentos.
Outra maneira de identificar seu perfil de investidor é compreendendo o nível de volatilidade que você é capaz de suportar em seus investimentos.
Por isso, é fundamental pesquisar os diferentes tipos de investimentos e analisar os riscos de cada um. Nunca arrisque em uma possibilidade que seja capaz de lhe gerar ansiedade e te fazer perder noites de sono.
Além disso, se você é uma pessoa pouco ligada às notícias e novidades do mundo dos investimentos, não aposte em uma modalidade sobre a qual você pouco sabe.
Diversifique seus investimentos
Diversificar seus investimentos é, por exemplo, investir uma valor na poupança, enquanto passa outra quantia para a Bolsa de Valores e cogita aplicar, ainda, em títulos públicos.
Cada uma dessas modalidades possui características diferentes no que diz respeito à quantia mínima a ser investida, rentabilidade e prazo de resgate.
Tesouro Direto
Os títulos públicos são emitidos pelo governo federal, que utiliza esse meio para juntar dinheiro para pagar e financiar atividades como educação, saúde e infraestrutura. O órgão responsável pela emissão dos títulos é a Secretaria do Tesouro Nacional.
Quando você compra um título público, você está emprestando dinheiro para o governo.
É possível comprar títulos públicos de duas formas: participando de um fundo que invista nele ou comprando diretamente na Secretaria do Tesouro, pela internet, pelo serviço Tesouro Direto.
Os títulos públicos são um investimento de baixo risco, afinal, o credor é o governo. Na renda fixa, a regra de rentabilidade é sempre definida no momento do investimento.
Uma das principais características dos títulos prefixados é que o investidor sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se mantiver o título até a data de vencimento. Os títulos públicos são mais indicados em momento de queda da taxa de juros.
Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores é um mercado, pelo qual pessoas e empresas criam negócios pela compra e venda de seus títulos e ações.
Se você decide vender uma ação de uma empresa e outro investidor tem interesse em comprá-la, é na Bolsa de Valores que vocês poderão negociar.
A Bolsa garante que seu dinheiro seja guardado em total segurança, na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.
Para investir na Bolsa de Valores, você precisa ter uma conta em uma corretora de investimentos ou corretora de valores. Essas são as instituições que distribuem as ofertas de ações, fundos ou títulos na bolsa e mediam as negociações entre os compradores e vendedores.
A Bolsa de Valores é caracterizada como o tipo de investimento mais emocionante e lucrativo, pois é possível ter lucros de 2% a 4% por dia.
Mas atenção! Quem investe na Bolsa precisa ter consciência de que o risco e o retorno financeiro são sempre proporcionais.
Imóveis
Seja comprando casas, apartamentos, lojas ou lotes, os imóveis sempre foram uma das formas mais tradicionais de investimento.
Todos os seres humanos precisam de um lugar para morar e um local para trabalhar ou estudar. Segundo dados do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências (Pesquisa Fundação João Pinheiro, Déficit Habitacional no Brasil, 2015). Logo, independente de qualquer crise financeira, a demanda por imóveis sempre existirá.
A consequência dessa alta procura é uma valorização constante dos imóveis existentes.
Além disso, este tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. Isso torna o investimento em imóveis extremamente estável.
Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva com o aluguel, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço.
O investimento em imóveis também é muito útil para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor.
Mesmo que você prefira investir na Bolsa de Valores, é interessante ter pelo menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis.
Seja um investidor-anjo
O investidor-anjo é aquele que investe capital próprio em novas empresas com alto potencial de crescimento, como as startups.
Em geral, essa é uma função exercida por funcionários experientes, que têm muito capital disponível para apostar em novos empreendimentos, correspondendo a cerca de 5% a 10% de seu patrimônio.
Para se tornar um investidor-anjo é essencial ter muita experiência e networking. Além disso, um investidor-anjo assume normalmente uma participação minoritária no negócio. Logo, ele não possui posição executiva na empresa, seu papel está em apoiar o empreendedor como um mentor e/ou conselheiro.
São os investidores-anjo que acompanham o negócio e oferecem conselhos para aumentar suas chances de sucesso.
O investimento anjo não é uma atividade filantrópica, certo? Um investidor anjo aplica seu dinheiro em negócios com alto potencial de retorno financeiro e, consequentemente, gera valor para a sociedade criando oportunidades de trabalho e renda.
Em uma empresa, o investimento anjo é feito geralmente por um grupo de 2 a 5 investidores, número que é ideal para a redução de riscos e para o compartilhamento da dedicação e da mentoria. Neste grupo, destacam-se um ou dois investidores-líderes.
O valor do investimento é em média de R$200mil a R$500 mil. Dependendo do modelo de negócio, o valor pode atingir a casa dos milhões.
Se você deseja se tornar investidor-anjo, o melhor caminho é investir em startups. É o que retrata o levantamento feito com 5.200 entrevistados com patrimônio acima de 1 milhão de dólares, pela consultoria Capgemini em seu mais recente World Wealth Report.
Mas como encontrar os melhores empreendimentos e startups para investimento anjo? Segundo o investidor João Kepler, o melhor caminho é integrar uma poderosa rede de contatos: “Para investidores-anjos ativos, a participação em redes de investidores é muito importante, tanto pelo contato com outros investidores e com o ecossistema como para encontrar bons projetos para investir. E para quem ainda não é, comece a enxergar o investimento anjo com outros olhos, com o olhar das oportunidades e do desenvolvimento de bons negócios para você e para a sociedade”, enfatiza.
Para se ter uma ideia do potencial e da importância do investimento em startups daqui por diante, a pesquisa indica que só vai perder para os Serviços Financeiros, onde 35,7% acreditaram ser o setor que mais renderá milionários nos próximos anos.
E como controlar todo esse fluxo financeiro?
Independente dos rendimentos gerados e dos benefícios trazidos por um investimento, você deve, antes de tudo, se planejar com muito cuidado.
Lidar com dinheiro é uma tarefa que exige seriedade e organização - principalmente quando falamos de valores altos.
Para que seu investimento seja realmente saudável, é fundamental ter controle do valor aplicado, bem como dos contratos estabelecidos, as taxas de juros, os prazos e rendimentos.
Você não quer correr o risco de detectar algum prejuízo e não saber a raiz do problema, certo?
Portanto, antes de investir seu dinheiro, aposte em ferramentas de gerenciamento financeiro, como o Keruak e as planilhas de controle. Assim você consegue acompanhar as entradas e saídas, as perspectivas de lucro e mais.

São muitas as opções para investir o seu primeiro milhão e manter a tão sonhada estabilidade financeira. Antes de apostar em qualquer investimento, não hesite em contar com a ajuda profissional para escolher o caminho mais adequado ao seu perfil de investidor e, sobretudo, lucrativo!

Postar um comentário

Se há alguma dúvida, sugestões preencha o formulário e logo será respondido.

Lembrando que o seu comentário vai aguardar aprovação, se estiver fora do contexto será excluída automaticamente (ex: promessas de dinheiro fácil, link disfarçado e afins) nem perca seu tempo.

Postagem Anterior Próxima Postagem